A reforma da reforma
Por Céu Marques
Reformar a nova reforma ortográfica: essa é a intenção do professor Ernani Pimentel e sua proposta já está em análise no Congresso Nacional. Segundo ele, o projeto “Simplificando a Ortografia” é uma forma de tornar a língua portuguesa mais fácil de ser compreendida. Uns concordam, outros discordam veementemente.
Não sou contra nem a favor deste novo projeto, pois ainda não o conheço em detalhes. Antes de criticarmos, acredito que deveríamos ter conhecimento do assunto. Vamos estudá-lo para termos uma opinião fundamentada.
Num primeiro momento, é normal acharmos que isso está virando uma bagunça, pois nem conseguimos assimilar a última reforma ortográfica. Estamos cansados de tanta mudança na língua portuguesa, mas lembremos que ela é viva e estará sempre à mercê de futuras modificações. Se forem benéficas, por que não aceitá-las?
O importante é estarmos dispostos a entender os motivos que levam especialistas da área a serem contra ou a favor de todas essas mudanças. Se nem eles conseguem chegar a um consenso, imagine nós? Temos, portanto, total liberdade à dúvida.
Vamos juntos correr atrás de respostas que nos sejam coerentes para, no final, termos argumentos plausíveis para falarmos sobre o assunto.
Obs.: Conheça melhor o projeto Simplificando a Ortografia.