Nossa língua merece cuidados!

Uma triste realidade da língua portuguesa no Brasil.

Algumas imagens que vocês verão abaixo têm erros assustadores e outras mostram o quanto escolher mal as palavras pode ser um tanto constrangedor. Um espaço a mais, um espaço a menos, uma letra a mais, uma letra a menos,  as vírgulas e os acentos que não foram colocados, a concordância que não foi feita… Tudo deveria ser analisado, mas não é o que acontece. Que bom seria se todas as empresas tivessem um revisor fixo na sua rede de funcionários. É uma pena que muitas vejam esse profissional como gasto desnecessário. Sinceramente, desnecessário é presenciarmos o quanto a língua portuguesa é maltratada em alguns anúncios.

Não publico essas imagens com o intuito de ridicularizar ou diminuir ninguém. Antes que digam, não é preconceito linguístico. Minha intenção apenas é mostrar o quão crítica está a situação educacional do nosso país e gritar para o mundo inteiro ouvir que ainda há aqui uma defensora da língua portuguesa bem falada e escrita. Defenderei isso sempre. Sei que, em quase todas as imagens, a comunicação foi feita, mas não concordo com determinados erros. O português tem regras e devem ser seguidas, senão vira bagunça e ninguém mais estuda. Não sabe? Está com dúvida? Que tal correr atrás de um profissional ou até mesmo de um amigo que possa esclarecê-la?

Tenho plena convicção de que muitos não tiveram a oportunidade de estudo que a maioria aqui teve e lamento por isso, mas não devemos jamais nivelar por baixo. Vamos respeitar sim os limites de cada um, mas sempre mostrando que estudar, correr atrás da informação ainda é o melhor e mais confiável caminho para irmos além. É trabalhoso, é cansativo, é desgastante (e para alguns é ainda mais trabalhoso, mais cansativo, mais desgastante, diria até “impossível”) mas é essa constante superação que fará a diferença lá na frente.

Sejamos conscientes de que a nossa língua merece ser respeitada e que a boa comunicação (falada e escrita) é fator primordial para nosso crescimento pessoal e profissional, seja qual for a carreia escolhida.

Por Céu Marques

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

Email

peidero
peidero

press to zoom
massageador
massageador

press to zoom
f60
f60

press to zoom
1/60