top of page

Funções da Linguagem

As funções da linguagem são formas que cada indivíduo usa para organizar sua fala, levando sempre em consideração qual é a intenção por trás de cada mensagem. Há seis funções da linguagem e cada uma delas está ligada a um elemento da comunicação. Entender como tudo isso funciona auxilia muito na interpretação de textos.


Analise o quadro abaixo para você entender melhor:


FUNÇÕES DA LINGUAGEM

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

Emotiva ou expressiva

Emissor

​Conativa ou apelativa

Receptor

Poética

Mensagem

Referencial, denotativa ou informativa

Contexto, referente, assunto

Fática ou de contato

Canal

Metalinguística

​Código

Vamos ver agora uma por uma:

1. Emotiva ou expressiva

O emissor tem como objetivo principal transmitir suas emoções, sentimentos e subjetividades por meio da própria opinião.

Ex.: Meu amor, sinto muita saudade e não vejo a hora de nos encontrarmos novamente. O que mais quero é aproveitar o tempo ao seu lado.


2. Conativa ou apelativa

É caracterizada por uma linguagem persuasiva que tem o intuito de convencer o leitor a fazer algo, por isso que o foco é o receptor da mensagem.

Ex.: Vote em mim nas próximas eleições!


3. Poética

Há uma preocupação de como a mensagem será transmitida. Quais serão as palavras, as expressões, as figuras de linguagem utilizadas?

Ex.: Os lábios de Ana eram tão vermelhos quanto as rosas na primavera.


4. Referencial ou denotativa

Tem como objetivo principal informar um assunto, referenciar algo, sem envolver aspectos subjetivos ou emotivos.

Ex.: Obra de nova ciclovia no Parque da Cidade interdita pista antiga.


5. Fática ou de contato

A intencionalidade está na manutenção de uma conversa entre o emissor e o receptor, sempre tendo como foco o canal dessa comunicação.

Ex.: - Bom dia! Em que posso ajudar?

- Alô? Você está me ouvindo?


6. Metalinguística

É aquela em que a linguagem explica a própria linguagem, ou seja, o código explica o próprio código. Um ótimo exemplo é quando lemos um poema explicando o próprio poema.

Ex.: As palavras podem ter elementos que as transformam em novas, dando-lhes mais significado. É o caso dos afixos (prefixos e sufixos), que modificam o significado da palavra.

Agora que você já sabe quais são as funções da linguagem e os elementos da comunicação, vamos dar início aos exercícios. Não se esqueça de dar uma atenção reforçada ao gabarito comentado, pois lá você encontrará informações valiosas para complementar o seu estudo. Vamos começar?



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Verbo

Antes de darmos início aos exercícios, vamos relembrar quais são os tempos e os modos dos verbos da língua portuguesa. MODO INDICATIVO • Presente amo, amas, ama, amamos, amais, amam bebo, bebes, bebe,

Uso dos Porquês

Quer saber qual é uma das maiores dúvidas da língua portuguesa? Exatamente o que você está pensando: o uso dos porquês. Quem nunca ficou na dúvida na hora de usá-los? Afinal, são quatro tipos que real

Regência Nominal e Verbal

Chegou a hora de estudar um dos assuntos mais cobrados em provas e concursos: regência nominal e verbal. A regência estabelece uma relação entre um termo principal (termo regente) e o termo que lhe se

Comentários


bottom of page