google.com, pub-3499915009790568, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page
Preconceito Linguístico

Por Edson Carlos de Oliveira

Quer saber se você é um “preconceituoso linguístico”? Leia as regras abaixo:

1) Você é daqueles atrasados, que não estão de acordo com os ventos da modernidade, que ainda acham que a frase “os menino” contém um erro gramatical?

2) Depois da fazer um exame de consciência, você se considera preso nas malhas do correto e do incorreto no uso da língua e não na ideia de adequado ou inadequado?

3) Você usa armas de “opressão educacional” como borracha, corretor ou a tecla delete do seu teclado ao escrever ou corrigir um texto?

4) Você corrige alguém que fala errado – mesmo se for professor de português?

5) Você perde seu tempo estudando gramática, análise sintática ou possui um livro de regras de concordância verbal ou nominal?

Se suas respostas foram afirmativas em qualquer uma das questões acima, então você é considerado pelo MEC como um “preconceituoso linguístico” que você faz parte da “elite dominante” e oprime socialmente, através da norma culta, a todos aqueles a quem o MEC não quer ensinar corretamente o português.

Nunca pensei na minha vida que buscar falar ou escrever corretamente seria visto um dia como coisa de conservador. Até lá o mundo chegou!

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

Email

bottom of page