top of page

Conjunções

Chegou a hora de estudar as conjunções! Preparado para relembrar um dos assuntos que mais cai em concurso público? É isso mesmo! Se você é concurseiro, obrigatoriamente, precisa conhecer as conjunções e não tem jeito, é decorar mesmo. Sabe qual é a melhor maneira de tornar esse processo mais fácil? Fazendo muitos exercícios. Muito mesmo!

Compreender o papel e a classificação das conjunções é importante não só para alcançar uma boa nota nas provas mas também para conseguir fazer uma excelente redação.


Vamos começar?


Conjunção é uma palavra invariável que liga, normalmente, termos de mesma função sintática, orações, períodos e parágrafos, estabelecendo uma relação lógica. Apresenta valores semânticos diferentes, ou seja, cada uma carrega um sentido (ou mais de um), estabelecendo relações de adição, oposição, conclusão etc.


Alguns exemplos:

O aluno estudou muito para a prova, logo foi aprovado. (conclusão)

As crianças brincavam na chuva quando a mãe as chamou. (tempo)

Ora você estuda, ora você ouve música. (alternância)

Se ela me convidar para ir ao cinema, ficarei muito feliz. (condição)

À medida que envelhecemos, adquirimos sabedoria. (proporcionalidade)

Não só estuda mas também trabalha. (adição)

Existem dois tipos de conjunção:

Coordenativas (aditiva, adversativa, alternativa, conclusiva, explicativa)

Subordinativas (integrante, causal, comparativa, concessiva, condicional, conformativa, consecutiva, final, proporcional, temporal)


Importante!

Algumas conjunções são formadas por mais de uma palavra. Quando isso acontece, temos locuções conjuntivas. Ex.: no entanto, por conseguinte, para que, a fim de que...

Algumas conjunções podem mudar de posição na frase.

Algumas conjunções coordenadas podem aparecer em dupla (correlatas), formando uma unidade de sentido. Ex.: ora... ora

Para saber se os termos “que” e “se” são conjunções integrantes, faça a substituição pela palavra “isso”. Ex.: Quero que você seja feliz. (Quero isso) / Não sei se você é feliz. (Não sei isso)


Vamos dar início aos exercícios? Não se esqueça de dar uma atenção reforçada ao gabarito comentado, pois há explicações valiosas para complementar o seu estudo sobre conjunções.


43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Verbo

Antes de darmos início aos exercícios, vamos relembrar quais são os tempos e os modos dos verbos da língua portuguesa. MODO INDICATIVO • Presente amo, amas, ama, amamos, amais, amam bebo, bebes, bebe,

Uso dos Porquês

Quer saber qual é uma das maiores dúvidas da língua portuguesa? Exatamente o que você está pensando: o uso dos porquês. Quem nunca ficou na dúvida na hora de usá-los? Afinal, são quatro tipos que real

Regência Nominal e Verbal

Chegou a hora de estudar um dos assuntos mais cobrados em provas e concursos: regência nominal e verbal. A regência estabelece uma relação entre um termo principal (termo regente) e o termo que lhe se

Comments


bottom of page