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Vírgula

A vírgula é um sinal de pontuação que exerce três funções básicas:

marcar as entonações da voz na leitura;

enfatizar e/ou separar expressões e orações;

impedir qualquer ambiguidade;

dar mais clareza ao texto.

É importante lembrar que a devida compreensão do uso da vírgula depende muito do seu conhecimento de sintaxe. É preciso que esse assunto esteja atualizado. Caso isso não aconteça, sugiro que você faça os exercícios da apostila “Classe Gramatical x Função Sintática”.


E mais:

Quando a oração está na ordem direta (sujeito + verbo + complementos do verbo + adjunto adverbial), o uso da vírgula é, de modo geral, desnecessário.

Complementos do verbo = objeto direto e objeto indireto.

Vamos às regras!


VÍRGULA OBRIGATÓRIA

1- Para separar termos de mesma função sintática em uma enumeração.

Ex.: A aluna estudou português, matemática, história e geografia.


2- Para separar vocativo.

Ex.: Filho, arrume o seu quarto!

3- Para separar aposto explicativo.

Ex.: Ayrton Senna, piloto brasileiro de Fórmula 1, morreu em 1994.


4- Para separar adjunto adverbial deslocado.

Ex.: Na reunião de ontem, todos concordaram com as minhas colocações.

5- Para separar predicativo do sujeito deslocado.

Ex.: Os jovens, revoltados, retiraram-se do recinto.

6- Para separar nomes de lugares e datas e endereços.

Ex. Rio de Janeiro, 19 de março de 2021.


7- Para separar termos repetidos.

Ex.: Nunca, nunca, nunca, irei magoá-lo.


8- Para separar palavras ou expressões explicativas, retificativas ou exemplificativas.

Ex. Andorra, por exemplo, é um país onde os turistas gostam de esquiar.

9- Para separar orações interferentes ou intercaladas.

Ex.: O mais importante, disse o diretor, é que todos trabalhem unidos.

10- Para separar o paralelismo de provérbios.

Ex.: Casa de ferreiro, espeto de pau.

11- Para separar os advérbios “sim” e “não” quando iniciam uma resposta.

Ex.: Sim, estou precisando falar com você urgentemente.


12- Quando se omite um verbo da oração.

Ex.: Os adultos vão de ônibus; as crianças, de carro.


13- Após saudações em correspondências.

Ex.: Atenciosamente, Céu Marques.


14- Antes do termo “como” ( = por exemplo).

Ex.: Vários temas foram abordados na reunião, como saneamento, construção de escolas e manutenção dos postos de saúde.


15- Para separar orações coordenadas assindéticas.

Ex.: Acordava de manhã, escovava os dentes, tomava café, lia o jornal.


16- Para separar orações coordenadas sindéticas alternativas com conjunções duplas: ou... ou, ora... ora, quer... quer, seja... seja.

Ex.: Ora você estuda, ora você ouve música.


17- Para separar orações coordenadas sindéticas adversativas.

Ex.: Faça suas escolhas, mas seja responsável por elas.


18- Para separar orações coordenadas sindéticas conclusivas.

Ex.: Estudou muito durante o ano, logo foi aprovado no concurso.


19- Para separar orações coordenadas sindéticas explicativas.

Ex.: Devo buscar mais resignação, porque a vida me exige isso.


20- Para separar orações subordinadas adjetivas explicativas.

Ex.: Minha filha, que mora em São Paulo, estuda medicina.


21- Para separar orações subordinadas adverbiais, sobretudo quando estão deslocadas.

Ex.: Quando o prazo for encerrado, ninguém mais poderá se inscrever.


22- Para separar orações reduzidas de gerúndio, particípio e infinitivo, quando equivalentes a orações adverbiais.

Ex.: Chegando a encomenda, avise-me.

Terminado o discurso, todos o aplaudiram.

Antes de ser homem, foi uma criança.

VÍRGULA PROIBIDA


1- Para separar sujeito e predicado.

Ex.: Jogadores de várias nacionalidades atuaram pelo mesmo time.


2- Para separar verbo e complemento. (objeto direto ou objeto indireto)

Ex.: Mirela emprestou o computador para o seu namorado.

3- Para separar oração principal e oração substantiva.

Ex.: É importante que você estude para as provas.

4- Para separar substantivo e seu adjunto adnominal ou complemento nominal.

Ex.: Seu relógio de pulso foi apreciado por todos. (AA)

Você tem amor à profissão. (CN)

5- Para separar oração coordenada sindética aditiva ligada pela conjunção “nem”.

Ex.: Ele não queria trabalhar nem estudar.

6- Para separar orações ligadas pela conjunção “e” com sujeitos iguais.

Ex. A funcionária chegou tarde e reclamou do trânsito.

7- Para separar agente da passiva.

Ex.: O incêndio florestal foi controlado pelos bombeiros.

8- Para separar adjunto adverbial deslocado com a expressão expletiva “é que” – (verbo ser + que)

Ex.: Durante os meses de janeiro e fevereiro é que se viaja mais.


VÍRGULA FACULTATIVA

1- Para separar sujeito oracional, iniciado por “quem”.

Ex.: Quem educa ama. / Quem educa, ama.

2- Antes do termo “etc”.

Ex.: Fui ao mercado e comprei leite, pão, café, açúcar etc.

Fui ao mercado e comprei leite, pão, café, açúcar, etc.

3- Para separar objeto direto ou objeto indireto, quando estiverem deslocados.

Ex.: As explicações sobre economia, o professor procurou dar aos alunos.


4- Para separar ajunto adverbial de curta extensão (normalmente formado por um ou dois vocábulos) deslocado na frase:

Ex.: Ontem ele estudou muito.

Ontem, ele estudou muito.

5- Para separar as expressões “para mim”, “para ti” ou “para si” (ou sinônimas).

Ex.: Para mim a situação do país é preocupante.

Para mim, a situação do país é preocupante.

6- Para separar orações ligadas pela conjunção “e” (aditiva) com sujeitos diferentes.

Ex.: Os manifestantes invadiram as ruas e os policiais recuaram.

Os manifestantes invadiram as ruas, e os policiais recuaram.

7- Para separar objetos pleonásticos.

Ex.: A mim não me cabe intervir.

A mim, não me cabe intervir.

8- Para separar oração subordinada adverbial consecutiva.

Ex.: Portou-se tão bem que o elogiaram.

Portou-se tão bem, que o elogiaram.


IMPORTANTE:

É comum não haver um consenso entre gramáticos em determinadas situações sobre o uso da vírgula, por isso resolvi colocar esses casos em que eles divergem nos exemplos da vírgula facultativa.


Vamos aos exercícios!


Apostila digital de exercícios sobre o uso da Vírgula
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