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Foto do escritorCéu Marques

O termo “que”

Funções Morfológicas (Classe Gramatical)

  • Pronome relativo – Conversamos sobre o curso que ela vai fazer.

  • Pronome interrogativo – Que ocorreu mesmo?

  • Pronome indefinido – Que coisa estranha, isso nunca aconteceu comigo.

  • Conjunção integrante – Não acredito que você prendeu o cachorro no canil.

  • Conjunção coordenativa – Vá depressa que está quase na hora de partirmos. (porque)

  • Conjunção subordinativa – Rezo que você melhore. (para que)

  • Preposição – Temos que viajar nas férias. (de)

  • Advérbio – Que delícia esta sopa! (quão)

  • Partícula expletiva ou de realce – Quase que não conseguimos embarcar. Obs.: Serve apenas para realçar determinado termo. A retirada do “que” não prejudica a estrutura da oração.

  • Partícula iterativa – Oh! Que lindos que são esses cachorrinhos! Obs.: É quando o “que” é repetido para dar ênfase ou realce à frase.

  • Substantivo – Piqueniques têm um quê de romântico e literário.

  • Interjeição – Quê! Você vai se mudar? Obs.: Nesses dois últimos casos, o “quê” deve ser acentuado.

Funções Sintáticas

  • Sujeito – Os alunos que se prepararam bem foram classificados.

  • Objeto direto – Mudei para a casa que eu mesmo construí.

  • Objeto indireto – Comprei a casa a que você se referiu.

  • Adjunto adverbial – A casa em que moro é bem cuidada.

  • Complemento nominal – Este é o remédio de que tenho necessidade.

  • Predicativo do Sujeito – Ignoras o cínico que ele é.

  • Agente da passiva – Era venenosa a aranha por que você foi picado.


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